sábado, 14 de abril de 2012

BIOGRAFIA DO MESTRE LIU PAI LIN



Mestre Liu Pai Lin nasceu em 1907 e freqüentou a Escola Militar de Huang Pu, na China, equivalente à Academia de West Point, nos Estados Unidos. Formou-se em 1928, na 6ª turma, com colocações acadêmicas sempre no primeiro lugar. Foi muito respeitado no governo republicano, subindo até o posto de General. Em 1948 foi convocado por Chiang Kai Chek para ir até Taiwan, participar da retirada dos republicanos.

Casou-se duas vezes, primeiro em Taiwan com Liang Pei Yu, tendo 6 filhos, e depois novamente no Brasil. Em 1983, ele casou com Geni Chen.

Realizou entrevistas na televisão, congressos, seminários, e atendeu pacientes para restabelecer o equilíbrio das suas energias. Nos últimos anos adquiriu fama internacional visitando, por exemplo, Buenos Aires, em 1985.

Começou estudando artes taoístas com seu tio-avô Liu Yuen Pu, um grande Mestre Taoísta da China. Prosseguiu seus estudos entrando na Linhagem da Porta do Dragão –“Long Men”- (11ª geração), Montanha Dourada (5ª geração), Kun Lun Chien Shan e Fuchow.

No Tai Chi Chuan foi discípulo de dois Grandes Mestres: Yang Chen-Fu (Estilo Yang) e Chang Chin Lin (Estilo Yang e outro estilo taoísta). Foi fundador do Instituto Pai Lin de Cultura Chinesa, em São Paulo, e Diretor de Instrução de Longevidade da Universidade da Paz, em Brasília. Foi várias vezes convidado para palestras e cursos na China, Japão, México e Argentina, sendo muito respeitado nos altos círculos culturais internacionais. Ainda hoje existem vários livros editados no Japão com seus ensinamentos.

A vinda do Mestre Liu ao Brasil e sua obra de divulgação do Tai Chi Chuan pode ser considerada como parte de uma diáspora que divulgou esta tradição por todo o mundo. Outros exemplos deste movimento são seus irmãos de treinamento (termo que significa que compartilham mestres) Mestre Ma Tsun Kuen, que em 1973 mudou-se para Buenos Aires, Argentina, e Mestre Cheng Man Ching, que em 1964 transferiu-se para Nova York, Estados Unidos.

Colheu prêmios por seu trabalho, sendo nomeado presidente honorário da Associação Internacional de Tai Chi Chuan em Taiwan; presidente honorário da Associação Neolatina de Acupuntura do Brasil; o Primeiro-Homem da "Oriental Medicine in the News" (pelo Governo do Japão); Cidadão Paulistano, com a Medalha Anchieta pela Câmara Municipal de São Paulo. O Mestre Liu Pai Lin recebeu o título de Presidente de Honra da Associação Internacional de Tai Chi Chuan de Taiwan (ROC) em 1993, diploma oferecido pelos famosos Mestres Yang Yu Zhen e Wang Yen Nien.

Mestre Pai Lin foi um dos introdutores da Medicina Tradicional Chinesa para o Brasil, sendo muito respeitado nessa área.

Em 02 de fevereiro de 2000 deixou nosso mundo, aos 93 anos, em meditação. Ainda hoje muitos de seus discípulos afirmam vê-lo em situações que envolvam a cultura chinesa que tanto amava e que tanto trabalhou para divulgar em nosso país.
FONTES:

Nenhum comentário:

Postar um comentário