sábado, 14 de abril de 2012

O BAGUAZHANG


Baguazhang  é uma das três maiores escolas internas de artes marciais chinesas. Foi desenvolvido por Dong Haichuan no começo do século XIX. Segundo seus próprios relatos, ele teria aprendido esta arte marcial de mestres taoístas e budistas nas montanhas da China rural. Há evidências que sugerem uma síntese de várias artes marciais pré-existentes ensinadas e praticadas na região em que ele vivia, combinadas à prática taoísta de andar em círculos. Dong Haichuan ensinou por muitos anos em Beijing, recebendo posteriormente apoio da corte Imperial.

Diversos discípulos de Dong se tornaram professores famosos, como Yin Fu, Cheng Tinghua, Song Changrong, Liu Fengchun, Ma Weiqi e Liang Zhenpu. Apesar de serem todos alunos do mesmo professor, seus métodos de treino e expressão técnica das palmas diferem: os estilos de Cheng e Liu são especializados no "empurrar das palmas"; o estilo Yin é conhecido pelas suas palmas sinuosas; os alunos de Song praticam a técnica de palma "Flor de Ameixeira" (Mei Hua); e o estilo de palmas de Ma é conhecido como "Martelo". Alguns dos alunos de Dong Haichuan participaram da "Revolta dos Boxers", incluindo Cheng Tinghua.

Um dos mais famosos praticantes de Bagua do século XX foi Sun Lutang, que estudou Baguazhang com Cheng Tinghua. Sun foi também discípulo de Guo Yunshen no Xingyiquan e aprendeu o estilo Wu/Hao de taijiquan com Hao Weizhen. Sun Lutang teve grande reputação entre os profissionais de taijiquan do seu tempo por ter se destacado em seus estudos e escritos sobre esta arte, tornou-se famoso como criador do estilo Sun de taijiquan.

Escolas

A maioria dos praticantes de baguazhang treinam ou o Bagua Zhang estilo Yin, ou Bagua Zhang estilo Cheng, ou o Bagua Zhang estilo Liang.
Além destes estilos também existem vários outros de baguazhang, como o Bagua Zhang estilo Gao, FanShi, e LiuFu e Jia.
Beijing é onde mais se encontram praticantes de Baguazhang, incluindo estudantes das linhagens de Cheng, Fan Liang, Liu, Song e Yin.
Em Taiwan a maioria dos praticantes são da linhagem ou de Gao Yisheng (Cheng), Gong Baotian (Yin), Sun Xikun (Cheng) ou Sun Lutang (Cheng).
Em Hong Kong quase todos os praticantes são da linhagem de Fu Zhensong (mista).

Mestre Liu Chih Ming, discípulo do famoso Mestre Wang Shu Jin, representa a 4ª geração da linhagem do Baguazhang.

FONTE: wikipedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário