sábado, 14 de abril de 2012

TREINAMENTO: POSTURA DA ÁRVORE (POSTURA DO UNIVERSO)


Um dos principais treinamentos do Tai Chi Pai Lin é a "postura da árvore", também chamada de "postura do universo"  ou "zhan zhuang- em chinês.

Praticada por quase todos os lutadores de artes marciais internas (as que usam energia ao invés de força bruta), a "postura da árvore" é grande aliada dos que querem desenvolver o "chi".

Este treinamento consiste em permanecermos numa postura meditativa em pé, com os braços abertos em forma circular (como num abraço), com as mãos voltadas para dentro - diante do tronco, com as pernas relaxadas e joelhos semiflexionados. É uma posição poderosa, pois direciona a energia pelo corpo mantendo uma relação importante entre o céu, a terra e o homem.  Há diferenças sutis de posicionamento dependendo do mestre e do estilo praticado. No Tai Chi Pai Lin, há o contato dos dedos das mãos enquanto permanecemos na postura, no entanto, vários praticantes de outras escolas executam o treinamento com os braços mais abertos e sem contato dos dedos, mantendo uma distância razoável e contato de energia entre as mãos - uma forma um pouco diferente.

Ao iniciante o treinamento promove certa inquietação,tendo que meditar em pé, mantendo os ombros, cotovelos, pernas e as costas relaxados, porém com persistência e dedicação é possível identificar-se e "amoldar-se" à postura, fazendo a energia circular subindo e descendo pelo corpo, desenrolando-se pelos membros e trazendo saúde e vitalidade ao praticante. Há relatos de que, seguindo o fluxo de energia, movimentos involuntários desenvolvem-se suavemente no treinamento dos praticantes mais avançados,  trazendo sensações energéticas e benefícios ainda mais proveitosos.

A postura do universo é capaz de unir no nosso corpo, a energia "yang", que fica na cabeça, e a energia "yin" que fica um pouco abaixo do umbigo, fazendo a primeira descer até a segunda para formar o "tai chi" na barriga (no baixo ventre) - a união de "yin/yang", onde guardamos a energia vital segundo os ensinamentos chineses. Por fim, tentamos descrever um pouco deste treinamento tão importante do Tai Chi Pai Lin de uma forma simples e, quem sabe, compreensível, mas sempre incentivaremos os interessados a procurarem um instrutor ou professor para aprenderem os treinamentos em seus detalhes e com orientação personalizada.

Muito Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário